Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

sábado, 1 de outubro de 2011

Seminário "na faixa"
é necessário fazer a inscrição pelo site

A medicalização tem sido alvo de grande preocupação por parte do CRP SP, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos.

Entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.

Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.

Neste local, você terá informações sobre as ações do CRP SP junto aos poderes legislativo e judiciário; as diferentes formas de mobilização de profissionais da saúde, da educação e da população; a participação ativa em grupos que construam modalidades de atendimento à população que superem a lógica medicalizante vigente.

Fonte - Psi Site do CRP - Eventos (clique aqui)
Data: 11/11/10 - 13/11/10
Local: UNUP - Campos Paraíso - SP

-------------------------------------------------
Oportunidades no terceiro setor (dica)

Aqui está uns endereços bem interessantes para quem busca estágio em Psicologia Social ou Clínica e está cansada(o) de só encontrar vagas para o R.H.



Outra opção é fazer alguns cursos de extensão universitária ou técnica, como desenvolver habilidades e certificação em arte com sucataria, educação ambiental, informática profissionalizante e outros para agregar possibilidade para se trabalhar como educador (a) social em alguns tantos Projetos Sociais em andamento. Como já dito abaixo, uma vez "dentro", há muitas possibilidades...

Há um outra possibilidade também, trata-se de fazer voluntáriado no Terceiro Setor, você ganha muita experiência, faz contatos (networking) e tem possibilidade de ser efetivado. Quando estiver lá "dentro", as possibilidades aumentaram na procura de um estágio na psicologia dentro da área clínica ou social (experiência própria minha já vivido e realizado).

Há oportunidades para vários Estados brasileiros.
...............................................................

Outra dica que dou é mandar seu CV para os postos do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), muitos postos contratam (estágio remunerado) por dois anos, alunos á partir do 3.ano de psicologia, sendo uma excelcente experiência quando estiver formado. Quando fui chamado para uma entrevista, haviam poucos candidatos e durante a conversa em roda com a entrevistadora, ela nos disse que o meio de comunicação para divulgar vagas é muito falho e que muitas vezes acontece de num determinado posto haver apenas dois candidatos. Por isso mandem seu CV num posto de escolha do CREAS (isto mesmo! Existem vários endereços de postos: clique aqui para encontrar sua unidade)

----------------------------------------------------

Na Poltrona e no Divã

De maio a outubro, a Cinemateca Brasileira promove uma programação extensiva de encontros entre o cinema e a psicanálise por meio de um novo ciclo de projeções de filmes seguidas de debates com profissionais de grande destaque da arte e da cultura, mediados por psicanalistas. Em parceria com a FEPAL – Federação Psicanalítica da América Latina, com apoio da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), da Folha de S. Paulo e da Universidade São Marcos, o evento tem coordenação de Leopold Nosek, presidente da FEPAL, e conta em sua comissão organizadora com a participação das psicanalistas Cintia Buschinelli, Magda Khouri e Silvana Rea. Com sessões realizadas sempre aos domingos, às 18h00, o ciclo se estende até outubro do próximo ano, como preparação para o Congresso Latinoamericano de Psicanálise da FEPAL, a ser realizado no segundo semestre de 2012. Por conta disso, os filmes e debates que compõem o ciclo se concentram em questões particulares do imaginário latino-americano.

Em agosto, a programação do CICLO inclui duas sessões especiais que também fazem parte de outros eventos em cartaz na Cinemateca: no dia 14, durante a V JORNADA BRASILEIRA DO CINEMA SILENCIOSO, uma sessão especial do raro filme silencioso colombiano Garras de ouro; no dia 28, como parte do XXII FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO, a sessão do longa-metragem experimental Feminino plural com a presença de sua realizadora, Vera de Figueiredo. No dia 03 de setembro, excepcionalmente, a programação transfere-se para o Auditório Sigmund Freud, na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com a exibição do documentário Lixo extraordinário.

Já a seleção de convidados para os debates reúne, entre outros, os jornalistas Marcelo Coelho, Manuel Da Costa Pinto e Alexandre Agabiti Fernandez, o cientista político André Singer, o historiador Boris Fausto, o designer Ronald Kapaz, a escritora e roteirista Sabina Azuantegui, os cineastas Aurélio Michiles e Vera de Figueiredo, o músico Arrigo Barnabé, o fotógrafo Cristiano Mascaro, o crítico de cinema e ensaísta Jean-Claude Bernardet, o crítico de arte Jorge Coli e o escritor Ruy Castro, além de diversos psiquiatras e psicanalistas vinculados à SBPSP.


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada) – algumas sessões em DVD têm ENTRADA FRANCA, quando indicado.

Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DE SÃO PAULO

AUDITÓRIO SIGMUND FREUD

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450

Outras informações: (11) 2125-3777

Inscrições pelo e-mail: fabiana@sbpsp.org.br

www.sbpsp.org.br


Clique aqui para ver a programação dos filmes que serão exibidos na Cinemateca - veja a lista no site


Matéria publicada na Revista Veja São Paulo

(5 de Outubro de 2011):


Chega ás três últimas exibições na Cinemateca o Ciclo de Cinema e Psicanálise - América Latina sem Fronteiras. Realizadas em parceria com a Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), a mostra tem por objetivo promover uma discussão com especialístas da área após a sessão. Neste domingo (2), o escritor Ruy Castro e o psicanalísta Leopold Nosek debatem o documentário Garrincha, alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade. No domingo (9) está programada a projeção do drama biográfico Frida, com Selma Hayek, seguida da apresentação do professor Eduardo PeñuelaCanizal com mediação de Ana Maria Andrade, analísta didatada Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. A sequência encerra-se no dia 16, com o terror nacional O Estranho Mundo de Zé do Caixão. As projeções ocorrem ás 18h e o ingresso custa 8 reais (fonte: Revista Veja São Paulo, pag204).


------------------------------------------------------

Pregando cópias em A4 de alguns trabalhos artísticos que faço em atelier próprio

GENTE COMO A GENTE - Conselho Regional de Psicologia

Arte no Sarau do Dia do(a) Psicólogo(a) realizado no dia 26 de agosto de 2011, das 19h às 22h, na Sede Metropolitana do CRP SP - Endereço: Rua Oscar Freire, 1800, Jardim América, São Paulo, SP
Biografia artística no Sarau do CRP-SP (acima - clique na foto para ver maior).Apresentando meus trabalhos artísticos...(acima)Mais apresentações...(acima)E mais...(acima)
Lista na porta de entrada do Sarau-CRP- SP (acima)



Um trabalho artístico finalizado em A3 que realizei em Agosto de 2011
(acima)
---------------------------------------------------

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Turma da Uniban Vila Mariana noturno 3a.ano

O Instituto de Psicologia (IP) da USP organizou, de 26 a 30 de setembro de 2011, a disciplina de Pós Gradução Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein: psicopatologia e psicologia clínica, com participação das professoras Angela Ales Bello, da Universidade Lateranense de Roma e Jacinta Turolo Garcia, do Centro Italiano de Richerche Fenomenologiche, na Itália.Término da palestra no dia 30 de Setembro de 2011 (acima).

As aulas foram dadas no período da manhã – das 9 às 12 horas – e foram proferidas em italiano com tradução consecutiva. Foram dadas uma certificado de presença aos participantes (15h). A disciplina foi aberta ao público em geral – com participação como ouvinte. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, na Cidade Universitária.

Sinalização do Instituto de Psicologia da USP, perto do ponto de ônibus (acima).
Palestra foi dada no Bloco G do IP (acima).
Palestra dada no último dia (30) antes do intervalo (acima).

------------------------------------------------------

Youtube (clique para ver como foi o evento):

Dia 26 - Apresentação da Fenomenologia.
Dia 27 - Filosofia, humanísmo.

Acontece Agora! (17:12pm - 30/09/2011)
Excelênte para quem está precisando de horas de estágio!

Seminário: A psicopatologia fenômeno-estrutural: aproximação teórica, clínica, psicopatológica e terapêutica - Prof. Dr. Jean-Marie Barthélémy


Professor de Psicologia Clínica e Psicopatologia da Université de Savoie, Chambéry, França. Presidente da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale. Ministra com freqüência conferências na França, Brasil, Romênia, Polônia, Portugal, Luxemburgo.


Local: Anfiteatro do Bloco G - – Instituto de Psicologia - USP

Dias: 17, 18 e 19 de outubro 2011 - 09h00 às 13h00

Inscrições: pelo e-mail: ippsc@usp.br

* Houve tradução sucessiva - foi aberto ao público!
-----------------------------------------------------------
E-mail enviado pelo amigo e estudante de psicologia: Lucas Valentin Ramirez:

Boa noite a todos!

Encontrei os videos da palestra realizada nos dias 26,27,28,29 e 30 de setembro na USP: "A FENOMENOLOGIA DE EDMUND HURSSEL E EDITH STEIN". Estou mandando os links para quem tiver interesse em se informar mais sobre o assunto e para quem gosta da fenomenologia.

Sem querer achei outra coisa bacana procurando esses videos: O filme contando a história de Edith Stein, discípula de Edmund Hurssel, completo no youtube e dublado que se chama "A SÉTIMA MORADA".

Palestra:






Filme:

http://www.youtube.com/watch?v=wLEIbqG6_XY&feature=related

-----------------------------------------------